Agradecimento

Postagens Mais Recentes do Blog:

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Gavião sangra e vazão do Pacoti é fechada para não haver desperdício

O açude Gavião, em Pacatuba, chegou a 100% da capacidade e sangrou
A barragem Gavião, em Pacatuba, é o primeiro reservatório monitorado a sangrar no Ceará em 2015. E, para que a sangria não aumente e haja desperdício de água no sistema que abastece Fortaleza, a vazão do açude Pacoti (reservatório que alimenta o Gavião) foi fechada. Para a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a recarga da barragem reduz a transferência de água do sistema, facilitando o acúmulo nos reservatórios que o compõe, mas não representa melhoria da garantia hídrica.

A Capital é abastecida por um sistema que conduz água a partir do açude Castanhão, seguindo para o açude Pacoti, que está interligado a outro reservatório, o Riachão. Após fazer este percurso, a água chega à barragem Gavião e segue para a Estação de Tratamento (ETA).

“O Pacoti ganhou cerca de 4,7 milhões de metros cúbicos nestas últimas chuvas. Isso é favorável porque o nível do açude não caiu, como na maioria (dos reservatórios). Mas ainda não tem grande melhora”, comentou o assessor técnico da presidência da Cogerh, Gianni Lima.

Conforme ele, o Gavião está permanentemente com alto volume de água para que o abastecimento da ETA aconteça. “Se não continuar chovendo, logo ele volta para os 90% de volume”, afirmou Gianni.

Em fevereiro, o açude Pacajus (que também envia água ao Gavião) conseguiu aporte de 1,12 milhão de metros cúbicos de água, porém, sem alterações significativas de volume, e o Riachão registrou aumento de 3,5 milhões metros cúbicos. Já o Castanhão, estratégico para o abastecimento de Fortaleza e da Região Metropolitana, teve o volume reduzido de 1,7 bilhão de metros cúbicos para 1,5 bilhão.

Evangelho (Mt 5,20-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Secretaria de Meio Ambiente repõe plantas ornamentais em Pau dos Ferros/RN.


Dando continuidade ao projeto de revitalização da cidade, a Secretaria
de Meio Ambiente (SEMA) do município repôs, na terça-feira passada, 24,
plantas ornamentais na Avenida da Independência, destruídas no início
deste mês.

A Sema, por meio da Coordenadoria de Praças e Canteiros, realizou o
plantio de 15 palmeiras e 17 mini-lacres. “A reposição aconteceu em
virtude do crime ambiental realizado por ato de vandalismo ao patrimônio
público e ao meio ambiente”, esclareceu a secretária Fátima Araújo.

Por ocasião do período chuvoso, os técnicos da secretaria aproveitaram a
oportunidade para plantar mudas nas praças Monsenhor Cônego Caminha e
Nelson Maia, no Centro, e na Praça da Bíblia, no bairro Alto do Açude.

Consciente da importância da arborização urbana, a Prefeitura Municipal
de Pau dos Ferros solicita também a colaboração da população na
preservação ambiental. Assim, para denúncias de crimes contra o meio
ambiente, o município disponibiliza o número (84) 8170-3734 (Vivo).

Governador busca apoio do Ministério da Saúde para reestruturar o atendimento no RN


Durante a agenda administrativa em Brasília, o Governador Robinson Faria se reuniu com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro nesta quarta-feira (25). O Chefe do Executivo solicitou apoio do Governo Federal para abertura de um novo hospital público em Natal para solucionar a demanda reprimida pela superlotação do Hospital Walfredo Gurgel, que atende tanto a região metropolitana quanto as cidades do interior. Acompanharam a reunião o Secretário Estadual de Saúde Pública, Ricardo Lagreca, a Senadora Fátima Bezerra e o Deputado Federal Antônio Jácome.

Robinson Faria relatou a situação encontrada no Estado com as dificuldades financeiras e a falta de investimento, realidade constatada por ele próprio durante visitas realizadas em hospitais por todo estado, quando conversou com pacientes e equipes técnicas. “Eu quero uma saúde eficiente; não dá para ter paciência e esperar quando se trata de saúde; precisamos vencer a burocracia e garantir o atendimento”, cobrou.

O objetivo do Governo do Estado é oferecer uma solução que reorganize o perfil e descentralize o atendimento, modelo defendido pelo Ministro. “Nós estamos fazendo uma política diferente estabelecendo o perfil dos hospitais de pequeno porte. Serão Upas, Policlínicas, Casas de parto?”, colocou o Ministro.

O Ministro Arthur Chioro recebeu ainda o pedido de realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas. Segundo o Secretário Estadual de Saúde, “mais de 500 pacientes estão esperando pela realização de procedimentos”. A expectativa é que o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), vinculado ao Ministério da Saúde, possa apoiar a iniciativa e encerrar essa demanda.

Também participaram da reunião os Prefeitos de Mossoró, Francisco José Júnior, de Serra Caiada, Socorro Furtado, e de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato. Eles trataram de convênios e parcerias para melhorar o atendimento da saúde básica, competência dos municípios. A ampliação dos atendimentos nos municípios é uma das maneiras de diminuir a superlotação nos hospitais regionais.

Prefeitura de Pau dos Ferros paga piso nacional aos professores

Mais uma vez valorizando os professores, a Prefeitura Municipal de Pau
dos Ferros garantiu o pagamento do reajuste de 13,01% do Piso Salarial
Profissional Nacional do Magistério Público, conforme determina o Artigo
5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Hoje, 27, os servidores já
podem receber os vencimentos com o aumento.

De acordo com a Secretaria de Educação (SEDUC), desde março do ano
passado, o município adequou o orçamento e o Plano de Cargo, Carreira e
Remuneração do Magistério do Público, de forma a contemplar, de maneira
sustentável, o pagamento do piso nacional dos profissionais da Educação
Básica.

Além do reajuste salarial, os servidores garantiram na jornada de
trabalho a hora-atividade, que reserva um terço do tempo do professor em
exercício de docência e suporte pedagógico para estudos, planejamento,
avaliação do trabalho didático, reuniões, articulação com a comunidade
escolar, dentre outras atividades pedagógicas.

Para a secretária Aldaceia Oliveira, tudo isso faz parte de uma política
de valorização do Magistério Público. “Valorizar o magistério implica em
considerar, é claro, a remuneração, mas também as condições de trabalho
e formação. E a gestão tem caminhado nesse horizonte, considerando os
desafios do processo”, esclareceu.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Rafael Fernandes realiza inaugurações de mais duas obras

Dando sequência aos diversos investimentos que estão sendo realizados pela Prefeitura de Rafael Fernandes, a gestão municipal vai realizar mais inaugurações no município. Trabalho que vem para contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Desta vez, o Prefeito Nicó Júnior, ao lado dos vereadores, secretários municipais e, claro, a população, inaugura a obra de reforma, ampliação e modernização do Abatedouro Público. Investimentos que foram realizados exclusivamente com recursos próprios do município.

Nesta mesma oportunidade, o jovem gestor rafaelense entrega mais uma obra concluída, que é a obra de Pavimentação de parte da Av. Egídio Chagas do Nascimento.

O evento de inauguração será neste sábado, 28, às 18 horas e vai acontecer às 18 horas, no pátio do Abatedouro Público. “Este será o momento, em um contato direto com a população, de prestarmos contas do que foi realizado e dos projetos para 2015. Por isso, contamos com a presença de todos os rafaelenses”, destacou Nicó Júnior.

Programa Colhendo Mais beneficia agricultores do município de Encanto.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural executa a passos largos o programa de corte de terras, através do “Colhendo Mais”, beneficiando todos os agricultores cadastrados no município de Encanto. O Secretário, Francisco Júnior, acompanha a evolução das ações governamentais, sob a orientação do Prefeito Alberone Neri.

O secretário informa que estão sendo utilizados dois tratores para execução do corte de terras no município, com a expectativa de serem utilizadas este ano, 900 horas de trator, sendo que neste primeiro momento, o trabalho está sendo desenvolvido nos sítios: Valentim, Tataíra, Conceição, Cercado Grande, Cabelo e Encanto do Meio, sendo que nos próximos dias, as demais comunidades também serão atendidas.

Francisco Júnior ressalta que Investir na agricultura familiar, criando mecanismos para desenvolver e incentivar o aumento da área cultivada do município, são metas do Programa Colhendo Mais, criado pelo governo Alberone Neri no Encanto. Todo o custo da execução do programa é bancado pelo governo municipal, concluiu o secretário.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Governo Dilma Rousseff quer mudar cálculo para concessão de aposentadoria

Após anunciar aperto na concessão de benefícios sociais, incluindo pensões por morte e auxílio-doença, o governo Dilma Rousseff pretende mudar o Fator Previdenciário.
A informação é do Ministro da Previdência Social Carlos Gabas. A fórmula proposta pelo governo é a 85/95 que é soma da idade com o tempo de serviço; 85 para as mulheres e 95 para os homens. O objetivo da fórmula é retardar as aposentadorias no Brasil.

Ele defende " que fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias, mas o trabalhador deve se aposentar com regra que leve em conta contribuição e idade". Segundo o ministro "fórmula 85/95 é a melhor para aposentados"

O problema principal apontado por Carlos Gabas é o déficit da Previdência que no ano passado foi de R$: 51 bilhões e para este ano deve aproximar-se dos R$ 60 bilhões. Alterações no seguro desemprego e abono salarial também estão previstas.

Entenda o Fator Previdenciário:

O Fator Previdenciário foi criado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, em 1999, a ideia era retardar as aposentadorias. É uma fórmula baseada na expectativa de vida, no tempo de contribuição e na idade do contribuinte no momento da aposentadoria. Na ocasião a idade média de aposentadoria era de quase 51 anos. O Fator Previdenciário não conseguiu desestimular as aposentadorias precoces pois hoje quase 16 anos depois a idade média de aposentadoria é de 54 anos. O que ocorre na prática, é a redução do valor do benefício do segurado.

Whatsapp agora terá chamada gratuita de voz sem uso de operadoras

Foto: Divulgação
Não é de agora que muitas especulações mostram que o caminho natural do Whatsapp é que ele faça chamadas de voz entre os usuários. Assim como o Skype, segundo o site Android Police, a partir de agora, já é possível fazer ligações pelo mensageiro sem o uso de nenhuma operadora de telefonia. Mas calma! A novidade só é possível para quem tem o sistema operacional Android e na versão web do app do Facebook.

O site ainda afirma que a nova função só chega para quem tem a versão 2.11.528 do Google Play Store, ou 2.11.531, no site oficial do Whatsapp. Só que um detalhe chama a atenção: só poderão ter acesso ao recurso quem recebeu um convite para utilizar a ferramenta. Mas essa opção de envio não está mais disponível!

Parece que o mensageiro do Facebook está testando a ferramenta e somente disponibilizou o uso para poucas pessoas. Se você conseguiu ser um dos felizardos, conta pra gente como é fazer ligações pelo app!

Ainda de acordo com o Android Police, a nova versão vai dividir o divide o mensageiro em abas específicas: uma só para chamadas de voz e outra para as mensagens de texto.

Enquanto a realidade de chamadas gratuitas via Whatsapp não acontece, que tal compartilhar imagens engraçada pelo app? Ou ainda aproveitar o fim de semana de ressaca do Carnaval e enviar memes divertidos para seu amigos! Divirta-se.

Projeto Encanto em Movimento abre inscrições para a temporada 2015.


A Secretaria Municipal de Esportes comunica que no período de 23 a 25 de fevereiro a partir das 19hs, na Praça de Eventos de Encanto, estarão abertas as inscrições para o Projeto “Encanto em Movimento” temporada 2015.

O Secretário, Ítalo José, informa que de segunda à sexta acontecerão as animadas e dinâmicas aulas de: Jump, step, aeróbica, dança, musculação, hidroginástica, funcional e muito mais.

O Projeto “Encanto em Movimento”, idealizado pelo Governo “Alberone Neri”, tem por objetivo retirar as pessoas do sedentarismo, habituando-as a prática de atividades físicas, com aulas ao ar livre e com orientação de profissionais qualificados contratados pela gestão municipal.

O Secretário chama a atenção para a importância da prática regular de exercícios físicos para melhor qualidade de vida, desta forma, todos que desejam se inscrever no programa, basta comparecer nos dias citados, colocar seu tênis e sua roupa adequada e participar.

Evangelho (Mt 6,7-15)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.

8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Encanto recebe nova viatura para reforçar a segurança do município.

O município de Encanto foi contemplado recentemente com uma nova viatura que está sendo utilizada para reforçar o policiamento no município. A nova viatura é fruto da articulação do prefeito Alberone Neri junto ao Governo do estado.

Em contato com a imprensa, o Prefeito Alberone Neri afirmou que a chegada da nova viatura tem o fito de oferecer melhores condições de trabalho ao efetivo policial militar, e oferecer aos cidadãos Encantenses maior segurança, com a certeza e o compromisso de que a Polícia Militar está na luta incessante para combater a criminalidade em toda a área do município de Encanto.

Governo paga servidores em dia nesta quinta e sexta

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, começa o pagamento da folha dos servidores estaduais nesta quinta-feira, 26, quando recebem inativos e pensionistas, que terão prioridade. O demais servidores receberão no dia seguinte, 27 de fevereiro. O pagamento da folha em dia, dentro do mês trabalhado, é um compromisso assumido e cumprido pelo governador Robinson Faria.

“Pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, não é uma tarefa simples fechar a folha de pagamento. Mas estamos unindo esforços para honrar o pagamento do salário de cada um dos servidores que prestam um serviço tão valoroso ao Rio Grande do Norte”, comentou o chefe do Executivo.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças - Seplan, Gustavo Nogueira, a partir deste mês o RN começa a reduzir de forma substancial a retirada de recursos do fundo previdenciário, cujos saques foram autorizados por lei. Em fevereiro, a previsão é de que a retirada seja reduzida para R$ 35 milhões.

Nogueira destaca ainda que todos os esforços do Governo estão sendo feitos no sentido de buscar o equilíbrio fiscal, uma determinação expressa do governador. “O pagamento da folha dentro do mês trabalhado fortalece a relação de respeito do Estado com seus servidores. O governador Robinson Faria pediu empenho total da nossa equipe para honrar todos os compromissos com o funcionalismo. Embora ainda não tenhamos condições de oferecer um calendário fixo para o pagamento, dado o cenário macroeconômico desfavorável, temos trabalhado dia e noite para atingir mais essa meta”, afirmou o secretário.

Prefeito de Pau dos Ferros Fabrício Torquato faz leitura da mensagem anual na Câmara Municipal



Dando início aos trabalhos do Legislativo em 2015, o prefeito Fabrício
Torquato realizou a leitura da mensagem anual, na manhã de hoje, 23, na
1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pau dos Ferros.

O chefe do Executivo pau-ferrense iniciou o discurso aos parlamentares,
secretariado e população destacando a responsabilidade fiscal da gestão,
como o parcelamento de dívidas e a regularidade nos repasses da receita
previdenciária.

“Mais de três milhões e trezentos mil reais foram pagos de precatórios,
outros milhares de reais de parcelamentos previdenciários já existentes.
Pasep, Caern, Cosern... Recursos próprios que poderiam ser usados em
benfeitorias para o município. Nunca fizemos compensação previdenciária,
nunca fizemos parcelamentos da previdência mensal, que hoje chega a
quase quinhentos mil reais por mês”, disse Fabrício Torquato.

Em seguida, o gestor fez um resumo das ações realizadas por cada pasta
em dois anos à frente do município, lembrando o zelo com que a
administração tem conduzido a cidade. Segundo Fabrício, em 2014, foram
investidos só em Saúde e Educação mais de 55% de todos os recursos que
entraram nos cofres municipais.

O discurso do prefeito ainda foi pautado nas metas para este ano,
enfocando a importância do planejamento para as realizações futuras. Já
neste mês, será pago o novo piso salarial profissional nacional do
magistério público, o qual dará aos professores um reajuste de 13,1%.
Outro ponto citado foi a abertura da Unidade de Pronto Atendimento
(UPA), obra que já recebeu um investimento de R$ 1.400.000,00. “Estamos
aguardando a liberação de outros quase quinhentos mil reais para
licitarmos todos os equipamentos”, afirmou Fabrício Torquato.

A construção do Plano Diretor, a realização do concurso público ainda
neste semestre, a reforma do Mercado Público, do Abatedouro, do Estádio
9 de Janeiro, a urbanização do Açude 25 de Março, a elaboração do Plano
Municipal de Saneamento Básico e a edificação de 400 moradias nas zonas
urbana e rural estiveram entre os destaques das ações para 2015.

“Como prefeito de Pau dos Ferros, tenho a responsabilidade de garantir a
cada um de vocês que me escutam, que as dificuldades e o cenário
econômico desfavorável por que o Brasil passa não vão nos fazer amolecer
na luta por mais recursos. As dificuldades não vão tirar a nossa coragem
de correr atrás de ações que melhorem a qualidade de vida do nosso
povo”, concluiu Fabrício.